Psicomotricidade

 

A Psicomotricidade é uma neurociência da área da saúde que estuda o desenvolvimento humano de maneira integrada, considerando a interação constante entre seus três domínios (Cognitivo, Afetivo e Motor), embasado no desenvolvimento neurofuncional.

 

A visão neurocientífica e suas descobertas recentes alicerçam os conhecimentos da Psicomotricidade, assim como, subsidia suas diferentes formas de atuação e intervenção.

 

Atualmente a Psicomotricidade atua em duas grandes áreas, educacional e terapêutica. Na área Educacional, seu objetivo é o de prevenir possíveis dificuldades de aprendizagem, de relação e socialização, de autoestima e de aquisições motoras. Já na área Terapêutica, encontramos os objetivos de reeducação e reabilitação de dificuldades de aprendizagem, transtornos psicomotores, transtornos em geral, síndromes etc.

 

A Psicomotricidade se diferencia das outras ciências terapêuticas por conceber o Ser Humano de maneira integral, atuando por meio de seu corpo com o intuito de gerar o equilíbrio entre seus três domínios, em prol do seu desenvolvimento práxico (executivo: ações e tomadas de decisões). O desequilíbrio entre eles pode produzir condutas inadequadas, em relação a si e ao meio social, que prejudicam seu processo de desenvolvimento e de aprendizagem.

 

Quando procurar um psicomotricista?

 

  • Dificuldades atencionais;

  • Inquietude extrema;

  • Dificuldades de aprendizagem (espelhamento de letra, desorganização espacial nas tarefas, desorganização com o material etc);

  • Dificuldades de segurar o lápis e de escrita;

  • Desorganizações motoras (posturais, dinâmicas e de manipulação de objetos);

  • Problemas Comportamentais (timidez, descrença no próprio potencial, comodismos, insegurança, etc);

  • Síndromes diversas que acometem sua práxis (autonomia, tomada de decisão, organização motora, etc).

Faça uma avaliação com a gente. 

© 2015 por DaniSantis Comunicação.

Rua Embaixador João Neves da Fontoura, 221 - Santana - SP